E agora, afunda ou flutua?
- Tássio Cunha e Tiane Silveira
- 16 de set. de 2016
- 3 min de leitura

Todos os elementos ou coisas são formados por uma certa quantidade de matéria que é chamada de massa e apresentam um certo volume. Com a razão destas duas unidades obtemos a densidade.

Conceitos com tal complexidade pode fazer parte do conteúdo educacional de crianças das séries iniciais. Considerando que é um assunto de difícil entendimento para educação infantil, pode surgir a dúvida de como ensinar esta matéria para alunos que mal compreendem o que é peso?
A compreensão deste tema dependerá do modo de como será aplicado esse conceito, se você usar da criatividade para surpreender a turma, terá uma grande surpresa com os questionamentos dos seus alunos.
É necessário pesquisar aspectos relevantes sobre a importância de como trabalhar na Educação Infantil, para essa prática utilizamos: Painel interativo (confecção própria), simulador PhET, trechos de desenhos de cunho educativos.

Material para aula prática:
- Recipiente transparente cheio de água (bacia, balde, aquário);
- Objetos com diferentes tamanhos e pesos: pedaço de madeira, pedaços de isopor, parafuso, chaveiro, entre outros;
- Sala multimídia.


É claro que os conceitos acima são complicados para alunos de Educação Infantil e do 1º ao 5º ano, o professor deve destacar apenas que um objeto flutua ou não de acordo com sua densidade:
1. Densidade ↑ maior: objeto mais pesado; 2. Densidade ↓ menor: objeto mais leve.
Execução da Atividade
Essa proposta de trabalho foi realizada com turmas do nível II e nível III da Educação Infantil, respectivamente com idades de 4 a 6 anos. Inicialmente foi feito um painel, conforme as imagens a baixo, onde foi permitido que o aluno respondesse a partir do seu conhecimento.

Não esqueça de que o papel do educador é valorizar os conhecimentos pré existentes que a criança tem, estimule-os a buscar novos conhecimentos.
Após o preenchimento do painel com as respostas das crianças, os objetos listados foram colocados um a um dentro de um aquário.

A medida que os objetos foram sendo colocados, interagia-se com os alunos em relação ao que se tinha respondido. Caso as respostas não estivesse de acordo com o ocorrido, voltávamos ao painel e construíamos um novo conhecimento.
Atende as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, estes não afundam por que possuem a densidade menor que a água, mostre que o contrário acontece com o clips, que afunda por ser mais denso que a água.

Para responder aos questionamentos dos alunos sobre o que acontece se colocarmos um grande pedaço de madeira, ou gelo na água, utilizamos o simulador PhET sobre densidade, nele pode ser observado o que acontece com diferentes objeto quando variamos massa e volume.
É necessário que o conceito tenha sido construído previamente para que o simulador seja uma representação do conceito. Piaget fala que um observável só o é se, na mente do aprendiz, houver as ferramentas necessárias para a seu entendimento.

Dando seguimento neste assunto, foi possível associar o conhecimento adquirido com a Educação Ambiental. Onde possibilitou observar que dependendo da densidade do material esse irá afundar ou flutuar se jogado na água, de toda forma ocasionarão danos a vida dos animais e ao Ambiente em que vivemos.
Todo filme, imagem, programa multimídia, etc. É codificação por quem o faz. Para um observador esse deve ser decodificado para que aja compreensão do conteúdo ali contido, esse processo precisam ser trabalhadas pelo Professor (ROSA, 2000).

Um erro recorrente nas instituições de ensino, é supor que, todo aquele que assiste televisão é capaz de olhar um filme de Ciências e entender o acontecimento nele mostrado. Seria o mesmo que dizer que, alguém por saber falar é capaz de compreender um discurso técnico.
Contudo, a assimilação de novos conhecimentos são fortemente influenciados pelo meio que o indivíduo está inserido, nas etapas de processo de ensino e aprendizagem, deve-se promover a integração de diversos aspectos, tais como: o físico, o emocional, o cognitivo, o psicomotor, o cultural e o social.
Sabe-se que grande parte das crianças brasileiras não tem acesso as principais necessidades fundamentais do indivíduo, sendo assim a Educação Infantil tem um papel de extrema importância social e educativa, pois o educador tem a função de interligar o saber com o ser.
Ao realizar essa prática de aula você estará ampliando o conhecimento de sua turma. Mais tarde ao estudarem disciplina como Química ou Física, certamente vão se lembrar da experiência que tiveram na Educação Infantil e do professor(a) que possibilitou o primeiro voo para à sua imaginação.

Referências
PIAGET. J. A epistemologia genética: Sabedoria e ilusões da filosofia; Problemas de psicologia genética; traduções de Nathaniel C. Caixeiro, Zilda Abujamra Daeir, Célia E. A. Di Piero. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Os Pensadores).
ROSA, P. R. S. da. O uso dos recursos audiovisuais e o Ensino de Ciências. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 1, p. 33-49, 2000.
Simulador da da Densidade
https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/density
Comments